1. O que é o concurso Michelin Best Driver Universidades 2015?
É um programa que visa sensibilizar o jovem sobre o tema da segurança no transito com talk shows, simuladores 3D de direção e monitoramento veicular. O concurso vai eleger os melhores motoristas universitários do país, destacando e estimulando a importância da segurança no trânsito e de uma conduta correta ao volante. Através do monitoramento veicular, com a instalação de um aparelho de telemetria no veículo, premiará 4 estudantes, sendo 1 por instituição de ensino participante.

2. Como funciona o concurso Michelin Best Driver Universidades?
O concurso consiste no monitoramento veicular do participante inscrito para avaliar a segurança de sua direção ao volante, através de um aparelho de monitoramento veicular instalado em seus veículos. Durante 20 dias o aparelho monitorará a direção do motorista, atribuindo a ele uma nota média de segurança. Os ganhadores serão aqueles com a maior nota média de segurança, em cada universidade, de acordo com as regras estabelecidas.

3. Onde e quando posso me inscrever no concurso?
Você poderá se inscrever no concurso Michelin Best Driver Universidades em sua instituição de ensino, de acordo com as datas abaixo:

Cidade Instituição de ensino Período de inscrição (dia – horário)
Rio de Janeiro Estácio 20 e 21/10/2015 das 10h às 20h
Ribeirão Preto Estácio UNISEB 29 e 30/10/2015 das 10h às 20h
Brasília UNB 04 e 05/11/2015 das 10h às 20h
Rio de Janeiro PUC Rio 10 e 11/11/2015 das 10h às 20h

4. Quando serão divulgados os ganhadores?
Os ganhadores serão divulgados de acordo com sua instituição de ensino e período de avaliação, seleção e validação, conforme tabela abaixo:

Cidade Instituição de ensino Avaliação e seleção dos ganhadores Validação dos ganhadores Divulgação dos ganhadores
Rio de Janeiro Estácio 24/10 a 12/11/2015 13/11 a 19/11/2015 23/11/2015
Ribeirão Preto Estácio UNISEB 05/11 a 24/11/2015 25/11 a 01/12/2015 02/12/2015
Brasília UNB 10/11 a 29/11/2015 01/12 a 07/12/2015 08/12/2015
Rio de Janeiro PUC Rio 14/11 a 03/12/2015 04/12 a 10/12/2015 11/12/2015

5. O que é um aparelho de telemetria? Como será avaliado o meu desempenho como motorista?
Trata-se de um aparelho que monitora o desempenho veicular do participante, ou seja, ele é capaz de mensurar, por meio de notas médias de segurança, o quão segura é a condução do motorista no período avaliado.

O aparelho de telemetria é composto por um acelerômetro 3D(XYZ), que mede as “forças G” nas três direções e a duração dos movimentos realizados pelo condutor do veículo. O aparelho medirá os seguintes eventos: aceleração brusca, frenagem brusca e curva brusca (à direita e à esquerda). Serão também consideradas violações de velocidade acima de 110 km/h, ainda que a via em que o participante se encontra permita valores superiores a este.

6. Por quanto tempo serei avaliado?
O período de avaliação será de 20 dias, obrigatoriamente, o participante deverá neste período, ter percorrido a distância de no mínimo 500 km a no máximo 3.000 km, sendo que estas distâncias deverão ser percorridas de forma distribuída em no mínimo 12 dias. Caso isto não ocorra por quaisquer motivos, o participante estará automaticamente desclassificado.

7. Quem pode participar?
Podem participar deste concurso pessoas domiciliadas em território brasileiro que sejam estudantes de 3º grau regularmente matriculados em uma das instituições de ensino participantes (graduação ou pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado), terem entre 18 e 25 anos completos no ato da inscrição, com registro de um veículo em nome de pessoa física, e possuírem uma carteira de motorista tipo B ou superior.

Não podem participar os 15 finalistas do Concurso Michelin Best Driver 2014, bem como de funcionários, sócios e seus cônjuges, filhos ou parentes de até segundo grau ou prepostos da Michelin, de empresas envolvidas na organização, divulgação ou publicidade deste concurso. E, ainda, a estudantes de curso de ensino fundamental ou ensino médio e ainda curso de idiomas que não sejam de 3º grau. Se for verificado que algum possível ganhador se enquadre em qualquer um dos casos citados acima, este será substituído pelo próximo ganhador válido.

8. Quais produtos eu preciso comprar para participar?
A participação neste concurso não está atrelada à compra de nenhum produto, ou seja, você não precisará realizar nenhuma compra para participar.

9. O que preciso fazer para participar?
Para participar, você deverá ser um dos 100 primeiros credenciados elegíveis em sua instituição de ensino, efetuar a sua inscrição, informando o seus dados pessoais e assinando um Termo de Compromisso e Responsabilidade e em seguida, efetuar a instalação do aparelho de telemetria conforme orientação da Michelin.

10. Quantas pessoas poderão participar em cada instituição de ensino?
Em cada instituição poderão participar até 100 estudantes.

11. Posso escolher onde o aparelho de telemetria será instalado no veículo?
Não. O aparelho será instalado por um técnico no local apropriado e não poderá ter sua localização alterada ou qualquer outro tipo de violação do aparelho, sob pena de desclassificação do participante.

12. Posso utilizar um carro que esteja em nome de outra pessoa?
Você poderá utilizar um veículo em nome de outra pessoa, desde que seja pessoa física e, ainda, que apresente uma declaração do proprietário autorizando sua utilização no concurso no momento da instalação do aparelho de telemetria.

13. O aparelho de telemetria altera de alguma forma o funcionamento do veículo?
Não, o aparelho de telemetria não interfere no funcionamento do veículo, ele apenas registra os eventos mencionados no regulamento deste concurso a fim de calcular a nota média de segurança do participante.

14. O que acontecerá se meu veículo for furtado ou sofrer algum problema mecânico que me impeça de atingir o mínimo de quilômetros percorridos?
A Michelin não se responsabilizará por qualquer ocorrência que impeça que o participante de atingir a quilometragem mínima necessária para participar deste concurso.

15. O que acontece se minha nota média de segurança for igual à nota de outro participante?
No caso de empate entre os participantes, serão considerados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior quilometragem percorrida, desde que respeitando os limites estabelecidos no regulamento do concurso;
b) Menor quantidade absoluta de eventos brandos e perigosos de qualquer natureza;
c) Menor quantidade absoluta de eventos perigosos de qualquer natureza;
d) Menor quantidade absoluta de eventos de aceleração (branda e perigosa);
e) Menor quantidade absoluta de eventos de frenagem (branda e perigosa);
f) Menor quantidade absoluta de eventos de curva (branda e perigosa);
g) Menor quantidade absoluta de eventos de aceleração perigosa;
h) Menor quantidade absoluta de eventos de frenagem perigosa;
i) Menor quantidade absoluta de eventos de curva perigosa.
j) Participação na palestra de segurança do trânsito que será oferecido pela Michelin, nas instituições participantes. Esta participação será comprovada através da assinatura na lista de presença das palestras, a ser assinada ao término.

16. Sou estudante de ensino superior, porém não estou matriculada em nenhuma das instituições de ensino apresentadas no regulamento. Posso participar mesmo assim?
Não, para participar você deverá estar regularmente matriculado em uma das seguintes instituições de ensino: Estácio/Rio de Janeiro, Estácio UNISEB/Ribeirão Preto, UNB/ Brasília, PUC/Rio de Janeiro.

17. Sou estudante, porém não de ensino superior, posso participar?
Não, para participar você deverá estar regularmente matriculado em um curso de nível superior de uma das instituições de ensino apresentadas no regulamento do concurso.

18. Posso participar com carteiras de motorista de qualquer tipo?
Você poderá participar com carteira de motorista tipo B ou superior.

19. Onde posso acompanhar o meu desempenho durante o período de avaliação?
Para acompanhar o seu desempenho no concurso, deverá acessar no site www.michelinbestdriver.siggo.com, efetuar login e senha, informados na inscrição.

20. Por que devo apresentar alguns documentos para ser leito ganhador?
Os documentos solicitados no processo de validação dos ganhadores são necessários para comprovação de que o participante atendeu a todas as exigências do regulamento deste concurso.

21. O que acontece se eu não efetuar a desinstalação do aparelho de telemetria?
A desinstalação do aparelho de telemetria é obrigatória. Se ele não for desinstalado, o participante será desclassificado e poderá sofrer sanções legais.

22. Como e onde faço a desinstalação do aparelho de telemetria?
Você deverá efetuar a desinstalação, conforme períodos da tabela abaixo, e de acordo com os horários disponíveis e local definido pela Michelin. O agendamento deverá ser realizado através do site www.michelinbestdriver.siggo.com ou no SAC SIGGO 0800 777 7770. Caso isto não ocorra, poderá sofrer as penalidades cabíveis e ser desclassificados.

Cidade Instituição de ensino Período de desinstalação
Rio de Janeiro Estácio 13, 16, 17, 18 e 19/11/2015 das 09h às 18h
Ribeirão Preto Estácio UNISEB 25, 26, 27, 30/11/2015 e 01/12/2015 das 09h às 18h
Brasília UNB 01, 02, 03, 04 e 07/12/2015 das 09h às 18h
Rio de Janeiro PUC Rio 04, 07, 08, 09 e 10/12/2015 das 09h às 18h

23. Quais são os prêmios?
Cada um dos 4 ganhadores será premiado com 1 pacote de viagem para França com direito a 1 noite em Paris e 2 noites em Clermont Ferrand, sem acompanhante.

24. Posso trocar meu prêmio por dinheiro?
Não, em hipótese alguma seu prêmio pode ser trocado por dinheiro.

25. Preciso pagar algo para receber meu prêmio?
Não, você receberá seu prêmio livre de qualquer ônus.

26. Posso transferir o meu prêmio para outra pessoa?
Não, em hipótese algum seu prêmio poderá ser transferido para outra pessoa.

27. Se meu carro for inscrito no concurso por outra pessoa, quem será o ganhador, o inscrito ou o dono?
O ganhador será necessariamente o condutor que se inscreveu neste concurso e não outras pessoas que tenham conduzido ou que seja proprietária do veículo.

Copyright © 2015 MICHELIN todos os direitos reservados