fevereiro/2015 Michelin dá dicas aos motoristas que pretendem pegar a estrada no carnaval

Michelin dá dicas aos motoristas que pretendem pegar a estrada no carnaval

Fevereiro é o mês do carnaval que, além de ser conhecido por sua tradicional folia e diversão, é um período que exige todo cuidado dos motoristas, principalmente, antes de pegar a estrada. Nesta época, quando os acidentes ocorrem com mais frequência, é essencial atribuir uma atenção ainda mais especial ao único ponto de contato do carro com o solo: os pneus.

Manter a pressão recomendada é garantia de melhor performance e durabilidade dos pneus, além de ser essencial para a segurança dos viajantes. “A pressão adequada permite limitar os riscos de perda de controle do veículo, de estouros, desgastes prematuros e aumento do consumo de combustível. O ideal é verificar a pressão pelo menos a cada 15 dias e, sistematicamente, antes de uma longa viagem”, explica Flavio Santana, gerente de produtos da Michelin para América o Sul.

Por exemplo, um pneu com baixa pressão provoca uma dificuldade maior no controle da direção, o que pode ocasionar acidentes. Quanto mais baixa a pressão, maior a velocidade de desgaste (a durabilidade do pneu é reduzida em pelo menos 8.000 km) e maior a sobrecarga da banda de rodagem com o solo. A baixa pressão também provoca o aquecimento mais rápido do pneu que, como consequência, tem maior desgaste, aumentando o consumo de combustível.

Já com a alta pressão, a área de contato do pneu com o solo diminui, reduzindo a aderência do pneu. Isso pode aumentar o risco de acidentes em casos de frenagem de emergência e ocasionar a perda da trajetória do veículo nas curvas, em alta velocidade. Além disso, o pneu, que participa da suspensão do veículo, fica mais rígido, provocando uma redução do conforto ao dirigir, assim como um desgaste prematuro da suspensão.

Dicas MICHELIN para qualquer época do ano

  • Calibrar os pneus a cada 15 dias, inclusive o estepe.
  • Calibrar os pneus a frio – que tenham rodado no máximo 3 quilômetros para chegar ao calibrador.
  • Usar a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, presente nas etiquetas ou no manual do veículo.
  • Antes de viajar, observar a pressão recomendada para veículos com mais carga, quando necessário.
  • A válvula da roda e sua tampa devem estar em boas condições.
  • Não volte a inflar um pneu depois de rodar vazio, sem antes levar até a um técnico especializado.
  • Pneu inflado com hidrogênio também precisa de uma verificação regular de 15 dias.
 Voltar
 

Copyright © 2015 MICHELIN todos os direitos reservados