setembro/2014 Michelin na Fórmula E: inovação no automobilismo sustentável

MICHELIN Best Driver elegerá o melhor motorista universitário do Brasil

Michelin é a fornecedora oficial dos pneus da revolucionária corrida mundial de carros elétricos, a primeira com emissão zero de carbono

A Fórmula E é um campeonato inédito no mundo que tem como objetivo difundir as inovações do automobilismo sustentável. Além de contar apenas com carros elétricos, a competição terá corridas disputadas em áreas urbanas, envolvendo os competidores com o público, que terá oportunidade de assistir ao espetáculo.

Comprometida com o meio ambiente, a prova se encaixa perfeitamente com os valores da Michelin, apresentando ao mundo soluções para a mobilidade e o transporte sustentável. Além disso, a Fórmula E será o primeiro campeonato mundial com emissão zero de carbono.

Na busca por um pneu sustentável, os engenheiros da Michelin desenvolveram o MICHELIN Pilot Sport EV que irá possibilitar uma nova oportunidade de progresso na produção em massa de pneus, tendo como base as lições aprendidas na pista. Sob essa ótica, é um pneu revolucionário, capaz de ter níveis de performance jamais vistos.

Pela primeira vez, em uma corrida mundial, os carros terão ,independente do clima, somente um jogo de pneus para todo o dia (treino, qualificação e corrida). Em pistas secas ou molhadas, no frio ou no calor, todos os competidores usarão o mesmo jogo de pneus, sem comprometer desempenho ou segurança. O que possibilita esta nova realidade é o composto usado na banda de rolagem do pneu, que contém tecnologias de última geração.

Começando por Pequim, neste sábado, no dia 13 de setembro, as corridas da Fórmula E passarão ainda por Punta del Leste, Buenos Aires, Miami, Long Beach, Monte Carlo, Putrajaya e Londres. Com provas de 2,5 a 3 km de extensão, os carros elétricos participantes, podem chegar a até 220 km/h sem emitir ruído mecânico.

Pneu verde – Com a missão de proporcionar um automobilismo melhor e mais seguro, a Michelin exerce mais uma vez sua liderança, levando a mobilidade a outro patamar ao apresentar um novo pneu mais limpo e mais eficiente capaz de atender a demanda dessa nova geração de carros elétricos.

Com enorme versatilidade, o pneu MICHELIN Pilot Sport EV, reduz o número de pneus produzidos e, em seguida, transportados para cada corrida (cerca de 200 pneus para 40 carros). Isso significa menos impacto no meio ambiente. Oferecendo menor resistência à rodagem, menos peso, maior longevidade, maior versatilidade, resultando em menor consumo de energia, maior durabilidade, redução de emissões e menos matéria-prima.

Aplicando as mais modernas tecnologias, que poderão ser transferidas para uso comercial, a Michelin reforçará durante a Formula E o compromisso de garantir, em um único pneu, mais segurança, durabilidade e economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance. Por meio do “Michelin Total Performance”, conceito que guia a empresa na fabricação de seus produtos, o público da competição poderá comprovar a superioridade de performances, resultado do alto investimento em pesquisas e desenvolvimentos.

FORMULA E - CALENDÁRIO 2014/2015

13/09 – Pequim (China)
22/11 – Putrajaia (Malásia)
13/12 – Punta del Este (Uruguai)
10/01 – Buenos Aires (Argentina)
14/02 – A ser anunciado
14/03 – Miami (EUA)
04/04 – Long Beach (EUA)
09/05 – Montecarlo (Mônaco)
30/05 – Berlim (Alemanha)
27/06 – Londres (Inglaterra)

Michelin Challenge Bibendum - Este evento mundial organizado pela primeira vez pela Michelin há 15 anos, tem como objetivo reunir fabricantes, fornecedores, empresas de energia e políticos, e todas as instituições que podem contribuir para o progresso, com ideias e ações em favor da mobilidade sustentável. Este "Grupo de Reflexão e Ação" é projetado para gerar novas ideias de locomoção, mas principalmente para transformar ideias em ação. O Michelin Challenge Bibendum, que teve sua edição de 2010 no Rio de Janeiro, já foi realizado nos quatro cantos do mundo e vai voltar, pela terceira vez na China, em Chengdu de 11 a 14 de novembro de 2014. O principal tema abordado por muitos estudiosos que responderam ao convite MICHELIN foi o problema de acesso ao centro da cidade, seja para moradores, turistas ou trabalhadores. Outro ponto importante é o acesso de mercadorias para o centro da cidade, que normalmente abriga as ruas comerciais.

___________________________________________________

A missão da Michelin, empresa líder na indústria de pneus, é contribuir para a melhoria da mobilidade das pessoas e das mercadorias de forma sustentável. Para isso, o Grupo Michelin fabrica e comercializa pneus para todos os tipos de veículos, de aviões a automóveis, passando pelos pneus para motocicletas e bicicletas, pneus para os equipamentos de mineração, de terraplanagem e de uso agrícola, assim como pneus para ônibus e caminhões. Michelin propõe também serviços informatizados de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias de turismo, de hotelaria e de gastronomia, assim como mapas e atlas rodoviários. O Grupo Michelin, cuja sede se localiza na cidade de Clermont-Ferrand, França, está presente em mais de 170 países, emprega 111.200 pessoas e tem 67 unidades de produção em 17 países diferentes. (www.michelin.com.br). O Grupo possui um Centro de Tecnologia encarregado pela pesquisa e pelo desenvolvimento com operações na Europa, na América do Norte e na Ásia. (www.michelin.com)

CONTATOS PARA A IMPRENSA

Renata Guedes – (55 21) 3621-4393 – renata.guedes@br.michelin.com

Glauce Ferman – (55 21) 3621-4870 – glauce.ferman@br.michelin.com
 

 Voltar
 

Copyright © 2015 MICHELIN todos os direitos reservados