março/2014 Michelin, pensando na segurança do usuário, apoia sistema INMETRO que regulamenta e garante qualidade e performance para os pneus que rodam no Brasil


O consumidor tem direito e deve exigir todas as informações de que necessita para tomar uma decisão de compra, de um produto ou serviço, sobretudo em itens de segurança, como é o caso dos pneus. Por isso a Michelin aguarda e apoia o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Pneus, criado pelo INMETRO, iniciativa que, além de facilitar a decisão na hora da compra, vai revelar, de forma objetiva, algumas qualidades dos produtos e garante ao usuário o padrão de qualidade fixado pelo INMETRO.

Em linha com o conceito Michelin Total Performance, onde a Michelin coloca toda a sua tecnologia e experiência na busca de uma performance otimizada em todos os itens fundamentais da performance dos pneus (segurança, durabilidade, frenagem, ruído etc.) a Michelin considera que o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Pneus, mesmo focando em alguns itens da performance do pneu: aderência em solo molhado, resistência à rodagem e ruído, já está contribuindo de forma definitiva para a melhoria da segurança de todos os usuários de pneus. Todos os pneus receberão uma pontuação e uma posição em uma escala, de acordo com seu desempenho, validado INMETRO, tal como já acontece no item consumo de energia de eletrodomésticos.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Pneus entrará em vigor a partir de 2015, quando o INMETRO exigirá essa referência para os novos pneus que chegam ao mercado.
A partir de novembro de 2016, todos os pneus fabricados no Brasil e importados serão submetidos a essa qualificação.

O Grupo Michelin conta com 6.600 colaboradores dedicados exclusivamente a pesquisa e ao desenvolvimento de produtos e serviços e investe cerca 600 milhões de euros por ano nessa área.

O Centro de Tecnologias da Michelin tem unidades nos Estados Unidos, Europa e Ásia e antenas em diversos países, como no Brasil, que concebe e realiza testes em novos produtos, compostos, arquiteturas, desenhos de bandas de rodagem, sempre buscando a melhoria constante das performances dos produtos e a segurança dos usuários, visando uma melhor mobilidade para a sociedade como um todo.

A missão da Michelin, empresa líder na indústria de pneus, é contribuir para a melhoria da mobilidade das pessoas e das mercadorias de forma sustentável. Para isso, o Grupo Michelin fabrica e comercializa pneus para todos os tipos de veículos, de aviões a automóveis, passando pelos pneus para motocicletas e bicicletas, pneus para os equipamentos de mineração, de terraplanagem e de uso agrícola, assim como pneus para ônibus e caminhões. Michelin propõe também serviços informatizados de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias de turismo, de hotelaria e de gastronomia, assim como mapas e atlas rodoviários. O Grupo Michelin, cuja sede se localiza na cidade de Clermont-Ferrand, França, está presente em mais de 170 países, emprega 111.200 pessoas e tem 67 unidades de produção em 17 países diferentes. (www.michelin.com.br). O Grupo possui um Centro de Tecnologia encarregado pela pesquisa e pelo desenvolvimento com operações na Europa, na América do Norte e na Ásia.
 

CONTATOS PARA A IMPRENSA
Renata Guedes – (55 21) 3621-4393 – renata.guedes@br.michelin.com
Glauce Ferman – (55 21) 3621-4870 – glauce.ferman@br.michelin.com

 Voltar
 

Copyright © 2015 MICHELIN todos os direitos reservados