MICHELIN Acorus equipa
o táxi-robô da NAVYA





Os visitantes do Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas (EUA) que estiveram no estande da NAVYA, uma startup de Lyon (França), puderam conhecer o primeiro táxi-robô autônomo do mundo equipado com a tecnologia MICHELIN Acorus.



O veículo está programado para entrar em operação no terceiro trimestre de 2018, embora já esteja sendo testado nas ruas de Paris. Ele poderá transportar até seis passageiros e atingir uma velocidade máxima de 90 km/h. Um problema recorrente com este tipo de veículo é como ele pode superar os obstáculos de uma cidade, isto é, como evitar buracos e detritos ou lidar com solavancos de vias, garantindo a integridade do veículo e o conforto dos passageiros.



Christophe Sapet, CEO da NAVYA, confirma: “Dentre as diversas dificuldades que encontramos na fase de desenvolvimento de nossos veículos autônomos, estão as imperfeições de uma via. Elas têm que ser levadas em conta e, para isso, deveríamos ter uma infinidade de configurações para superfícies ruins, detritos, condições climáticas difíceis etc.. Isso exige muito tempo e esforço de desenvolvimento, o que não temos!”



É por essa razão que a NAVYA procurou a Michelin a fim de buscar uma solução para esse problema. A Michelin propôs para a startup a tecnologia já industrializada da roda flexível MICHELIN Acorus, desenvolvida em parceria com o especialista mundial, Maxion Wheels.



“MICHELIN Acorus é uma solução robusta que permite aos fabricantes de veículos autônomos acelerar sua chegada ao mercado”, explica Pierre-Edouard Sorel, diretor de Marketing para Acorus.



Esta tecnologia inovadora funciona graças a dois extensores de borracha montados em uma roda um pouco mais estreita. Quando o veículo atinge um buraco ou um obstáculo, os flancos se deformam para proteger o pneu e o corpo de alumínio da roda, sem que os passageiros sintam algum impacto.







Voltar

Copyright © 2017 MICHELIN todos os direitos reservados