Impressão 3D em Metal
Revolucionando Processos Industriais





A Michelin vem utilizando e desenvolvendo tecnologias de ponta na área da impressão 3D em metal há vários anos. Esta tecnologia torna possível a fabricação de peças que, de outra forma, seriam impossíveis de produzir. A AddUp, uma joint venture criada em conjunto com a Fives, uma especialista em engenharia industrial, oferece nosso savoir-faire para outras indústrias.

Uma nova tecnologia cria novas oportunidades

Até agora, as peças eram fabricadas por usinagem, onde o material é removido de um bloco de metal, deixando apenas a peça desejada. Com a impressão em 3D, o processo é revertido: o material é aplicado em camadas, geralmente sob forma de pó ou líquida, e fundido usando uma ferramenta como um laser. É por isso que o termo técnico para a impressão em 3D é fabricação aditiva. Esta técnica abre a porta para inúmeras possibilidades: não só acelera o processo de produção, mas também permite que os fabricantes criem um número infinito de peças precisas e duradouras, e que podem ter formas complexas e originais.

No início dos anos 2000, vislumbramos que a fabricação de aditivos possuía um enorme potencial para os nossos moldes de cozimento. Um molde é feito de milhares de tiras de aço. Por exemplo, um molde de pneu de inverno pode conter até 4.500 tiras. Essa inovação pode gerar um progresso incrível e, agora, o limite para os nossos engenheiros é apenas a imaginação. No entanto, esta tecnologia ainda está em seus estágios iniciais e, muitas vezes, é usada apenas para prototipagem.

Michelin tem interesse na impressão em 3D

Desde 2009, para atender às nossas necessidades, decidimos desenvolver nosso próprio sistema a partir soluções existentes. Temos nossa máquina própria, com a qual fabricamos alguns dos nossos moldes. Nós somos o primeiro fabricante a oferecer gamas de pneus usando esta tecnologia.

Ela nos permitiu desenvolver esculturas exclusivas para diversos produtos:
• MICHELIN CrossClimate +, o primeiro pneu certificado para uso em condições de inverno e que oferece tração ideal na neve durante toda a vida do pneu;
• MICHELIN Premier A / S e MICHELIN Premier LTX, que apresentam esculturas que mudam com o uso para aumentar a tração nos pisos molhados durante toda a vida do pneu;
• MICHELIN X-Line Energy e MICHELIN X-Incity, que reduzem o consumo de combustível em caminhão e ônibus.

Nosso desafio sempre é ir ainda mais longe. E, buscando sempre evoluir, encontramos o grupo Fives, que projeta máquinas e linhas de produção para todos os setores industriais em todo o mundo. Criamos em parceria a AddUp em 2015, nossa joint venture 5 para desenvolver a impressão 3D em metal: combinamos a capacidade da Fives para criar e implementar máquinas com a expertise de desenvolvimento e exploração da Michelin.



ADDUP: A IMPRESSÃO 3D EM METAL ALÉM DO PNEU

Com a AddUp, temos uma máquina capaz de produzir peças em um volume superior a 42.000 cm3 (350 mm x 350 mm x 350 mm) usando pós de aço e ligas de níquel, titânio e alumínio. Além disso, oferecemos aos nossos clientes uma variedade de serviços que vão do design à produção. O objetivo é disponibilizar nossa expertise a outros setores, incluindo aeronáutica, saúde, energia, transportes e luxo. Este mercado, para o qual produzimos cerca de 800 a 900 máquinas por ano, está preparado para um rápido crescimento. Na Michelin, também começamos a produzir peças novas e de reposição para nossas máquinas, o que reflete o amplo potencial desse processo de fabricação.

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