fevereiro/2015 Michelin dá dicas aos motoristas que pretendem pegar a estrada no carnaval
Fevereiro é o mês do carnaval que, além de ser conhecido por sua tradicional folia e diversão, é um período que exige todo cuidado dos motoristas, principalmente, antes de pegar a estrada. Nesta época, quando os acidentes ocorrem com mais frequência, é essencial atribuir uma atenção ainda mais especial ao único ponto de contato do carro com o solo: os pneus.
Manter a pressão recomendada é garantia de melhor performance e durabilidade dos pneus, além de ser essencial para a segurança dos viajantes. “A pressão adequada permite limitar os riscos de perda de controle do veículo, de estouros, desgastes prematuros e aumento do consumo de combustível. O ideal é verificar a pressão pelo menos a cada 15 dias e, sistematicamente, antes de uma longa viagem”, explica Flavio Santana, gerente de produtos da Michelin para América o Sul.
Por exemplo, um pneu com baixa pressão provoca uma dificuldade maior no controle da direção, o que pode ocasionar acidentes. Quanto mais baixa a pressão, maior a velocidade de desgaste (a durabilidade do pneu é reduzida em pelo menos 8.000 km) e maior a sobrecarga da banda de rodagem com o solo. A baixa pressão também provoca o aquecimento mais rápido do pneu que, como consequência, tem maior desgaste, aumentando o consumo de combustível.
Já com a alta pressão, a área de contato do pneu com o solo diminui, reduzindo a aderência do pneu. Isso pode aumentar o risco de acidentes em casos de frenagem de emergência e ocasionar a perda da trajetória do veículo nas curvas, em alta velocidade. Além disso, o pneu, que participa da suspensão do veículo, fica mais rígido, provocando uma redução do conforto ao dirigir, assim como um desgaste prematuro da suspensão.
Dicas MICHELIN para qualquer época do ano