agosto/2014 Michelin lança inovador programa de educação no trânsito voltado aos jovens

MICHELIN Best Driver elegerá o melhor motorista universitário do Brasil

Você sabia que o Brasil é o 4º país no mundo em mortes no trânsito*, onde mais de 25% dos acidentes fatais envolvem jovens de 20 a 29 anos**? Com a missão de contribuir de forma sustentável para o progresso da mobilidade das pessoas e dos bens, oferecendo mais eficiência, menor impacto ambiental e, principalmente, mais segurança, a Michelin lança nesta terça-feira, 12 de agosto, inovador programa voltado aos universitários: o MICHELIN Best Driver.

"O Brasil foi o país escolhido pelo Grupo Michelin para criar o conceito do Programa MICHELIN Best Driver. Nossa equipe brasileira concebeu esse programa de forma inovadora, que servirá de referência para a posterior implantação em outros países. Trata-se de um programa educacional, que conta com o apoio das principais universidades brasileiras e tem como objetivo sensibilizar o público jovem, principal vítima dos acidentes de trânsito", afirma Damien Destremeau, vice-presidente da Michelin América do Sul.

O MICHELIN Best Driver levará o tema a 15 universidades renomadas do país. Além da realização de talk shows com o escritor, sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati e profissionais do automobilismo, será instalado, em cada instituição de ensino, um simulador, que testará a performance dos estudantes com cenas cotidianas.

"Para construir o programa, estudamos com detalhes o comportamento dos jovens a fim de buscar o formato, o conteúdo e a linguagem mais apropriada para desenvolver uma solução que tivesse impacto junto a este público", explica Destremau.

MONITORAR, INFORMAR E CONSCIENTIZAR

Para conscientizar os jovens sobre a forma de dirigir, um aparelho de telemetria será instalado por um mês no carro de universitários das instituições participantes do programa. Trata-se de um aparelho que monitora o desempenho veicular, ou seja, mensura o nível de segurança da condução do motorista no período avaliado.
Serão avaliadas aceleração, frenagem, curva e velocidade (a combinação desses quatro critérios totalizam os 16 indicadores de desempenho do motorista). Com base nos dados apurados, os estudantes serão classificados em uma escala de zero a 100.

Quanto maior a pontuação, mais segura a condução do motorista.
Entre cerca de 2 mil participantes, serão selecionados 15 estudantes, o primeiro colocado de cada universidade, que ganharão um mini tablet e uma viagem a São Paulo para assistir a prova Le Mans 6h de São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro (a lista dos finalistas será divulgada em www.michelin.com.br/michelin-best-driver). Já o vencedor receberá das mãos do bicampeão mundial de F1 e membro da Comissão de Pilotos da FIA, Emerson Fittipaldi, o prêmio, um carro zero km.

"Segurança no trânsito é um hábito de saúde que aprendemos ao longo da vida. E todo hábito de saúde é uma escolha e uma ação: use o cinto, não beba antes de dirigir, desconecte o celular, modere a velocidade. Atitudes simples geralmente decidem tudo no trânsito", enfatiza o especialista Eduardo Biavati.

CANAL COM OS JOVENS

Para atrair a atenção dos jovens e contribuir para a conscientização sobre o tema, o programa ganhará uma página no Facebook, com uma linguagem divertida, interativa e lúdica (www.facebook.com/MichelinBestDriverBrasil). Levando o assunto além das universidades, o espaço trará mais do que dicas sobre segurança: nele, os internautas poderão também acompanhar, de forma interativa, o desafio dos estudantes.

PILOTOS EM PROL DA DIREÇÃO CONSCIENTE

Para falar sobre segurança ao volante, nada melhor do que experts no assunto: os pilotos profissionais e campeões Cacá Clauset, Leandro Mello e Ricardo Dilser, que gravaram vídeos, destacando a importância da direção segura. Com duração de um a dois minutos, os filmes, que serão veiculados durante os talk shows nas universidades e na fanpage do programa, irão apresentar dicas de segurança aos motoristas e motociclistas. Entre os temas, estão a escolha do capacete ideal, o cuidado com os pneus e o cuidado com as distrações ao volante.

MICHELIN E A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Há mais de um século, a missão da Michelin é contribuir para a melhor mobilidade, com o compromisso de oferecer aos clientes, por meio de produtos e serviços, mais eficiência, menor impacto ambiental e, principalmente, mais segurança.
Muitos são os exemplos de ações que demonstram o comprometimento da empresa com o tema. No Brasil, a campanha “Pressão Certa”, realizada em parceria com revendedores, tem por objetivo informar aos motoristas sobre a importância da utilização da pressão correta nos pneus para sua segurança. Iniciativas de sensibilização e educação para o trânsito, em parceria com o DETRAN, também ilustram algumas das ações da empresa no país.
Programas lançados por instituições como o GRSP – Global Road Safety Partnership, que atua na Ásia com destaque também no Brasil, e o apoio à divulgação das GOLDEN RULES (Regras de Ouro no Trânsito) da FIA - Federação Internacional de Automobilismo, traduzem igualmente o compromisso da Michelin com o tema.

“Apoiamos iniciativas internacionais como a Década da Ação pela Segurança no Trânsito, lançada em 2011 pela ONU e que tem como objetivo reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020. Ainda como forma de expressar seu apoio de forma mais efetiva, no mesmo ano, o Grupo Michelin assinou o Compromisso Global de Segurança Rodoviária e reafirmou o seu compromisso em expandir as suas iniciativas em todo o mundo”, afirma Destremau.

O engajamento com o desenvolvimento sustentável e, em especial, com a segurança no trânsito pode ser também exemplificado através da realização, desde 1998, do Michelin Challenge Bibendum. O evento, que já teve o Brasil como sede em 2010, é considerado o maior fórum mundial sobre mobilidade urbana, com mais de 10.000 participantes registrados na última edição. Em 2014, o cenário será a cidade de Chengdu, na China, de 11 a 15 de novembro, com a presença dos maiores atores do segmento do transporte.

___________________________________________________

A missão da Michelin, empresa líder na indústria de pneus, é contribuir para a melhoria da mobilidade das pessoas e das mercadorias de forma sustentável. Para isso, o Grupo Michelin fabrica e comercializa pneus para todos os tipos de veículos, de aviões a automóveis, passando pelos pneus para motocicletas e bicicletas, pneus para os equipamentos de mineração, de terraplanagem e de uso agrícola, assim como pneus para ônibus e caminhões. Michelin propõe também serviços informatizados de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias de turismo, de hotelaria e de gastronomia, assim como mapas e atlas rodoviários. O Grupo Michelin, cuja sede se localiza na cidade de Clermont-Ferrand, França, está presente em mais de 170 países, emprega 111.200 pessoas e tem 67 unidades de produção em 17 países diferentes. (www.michelin.com.br). O Grupo possui um Centro de Tecnologia encarregado pela pesquisa e pelo desenvolvimento com operações na Europa, na América do Norte e na Ásia. (www.michelin.com)

 Voltar
 

Copyright © 2017 MICHELIN todos os direitos reservados