Visionary MICHELIN Concept





Imagine um futuro no qual seu pneu é também uma roda a prova de furos, pois não há pressão. Com uma estrutura que imita a natureza, como se tivesse sido criado por ela. Feita de materiais recicláveis e que ao tornar-se inservível pode ser completamente reciclada, depois de ter rodado milhares de quilômetros, tanto quanto o próprio veículo.

Agora imagine que você não precisa mais se preocupar em garantir a segurança de seus passageiros quando viajar, pois as condições de pista e mau tempo não importam mais, já que sua banda de rodagem se adapta instantaneamente às condições de rodagem, sempre que necessário, usando a quantidade exata de materiais. Uma banda de rodagem que pode ser reestabelecida à vontade, sem desperdiçar nenhum recurso, de tempo ou financeiro, e que protege o meio ambiente para as futuras gerações.

Imaginou?

A Michelin já! E foi um pouco além da imaginação.

Apresentamos um protótipo do pneu Visionary MICHELIN Concept no estande da empresa no evento Movin’on, ocorrido no mês de junho em Montreal, que provocou intensa curiosidade entre especialistas e a imprensa internacional.



O que é o pneu Visionary MICHELIN Concept?


Pense nele como uma combinação de 3 etapas:

1) Primeiramente, uma roda sem ar, desenvolvida para durar tanto quanto seu veículo. Essa ultra durabilidade vem de sua estrutura em forma de colmeia, que é inspirada na natureza (chamamos de design generativo: uma forma que imita o processo de crescimento natural que ocorre nos mundos vegetal, mineral e às vezes mesmo no animal como os corais, por exemplo). Ela é feita de materiais reciclados e é completamente reciclável;

2) Em seguida, uma banda de rodagem com uma característica distinta: ela pode ser reestabelecida por uma impressora 3D. O material utilizado entrega a mesma performance que uma banda tradicional. Mas com uma diferença notável: ela é completamente biodegradável. E qual é a vantagem disso? Talvez as bandas de rodagem dos seus pneus estejam desgastadas ou talvez as condições de pista tenham mudado, e você pode imprimir a banda que necessita em questão de minutos! Além disso, a impressão 3D é uma tecnologia de aditivos, o que significa que ela adiciona apenas a quantidade necessária de materiais, com precisão e sem perdas;

3) Por último, o Visionary MICHELIN Concept é conectado: se comunica com o seu veículo e vice versa. Sem precisar sair do seu carro, ou mesmo da sua casa, você é informado do desgaste na banda de rodagem e pode programar uma nova impressão, selecionando o tipo de banda necessária para aquele momento específico, ou aceitar a sugestão do aplicativo, que armazena suas solicitações.



A visão da Michelin para a mobilidade do futuro é baseada na visão de uma economia completa, que guia nossas pesquisas e inovações. Uma economia circular capaz de proteger os recursos do planeta e evitar um impacto negativo no meio ambiente. Essa abordagem tem sido chamada de “Estratégia 4R” na Michelin para Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Renovar. Nós temos em mente que para a mobilidade ter um futuro brilhante, ela deve ser sempre segura, mais eficiente e mais ambientalmente correta.





Voltar

Copyright © 2017 MICHELIN todos os direitos reservados